terça-feira, 30 de julho de 2013

O Chamado de Mateus - Deixando de ser Levi


O serviço do Reino de Deus na maioria das vezes é considerado ao 'serviço braçal". É ceifar o trigo, arar a terra, plantar a semente, jogar a rede, puxar a rede, construir um muro, lutar, usar o escudo, a espada, é levantar as mãos ao céus e bendizer ao Senhor, enfim, entende-se que para servir no Reino é necessário estar disposto.

Considerar o serviço do Reino como sendo um serviço braçal, exclui a possibilidade de que apenas o "doutores", os "estudados", os "formados" poderão faze-lo. Qualquer um está apto! 

Por tal razão, sempre que Jesus chamava alguém para segui-lO Ele o convocava para se levantar. Se levantar é preciso, pois sentado não podemos ceifar, jogar a rede, puxar a rede, lutar, levantar muros, não podemos desenvolver nosso chamado. Nesta manhã, o Senhor lhe convida a levantar! Levante-se!

Levi, enquanto estava sentada ele era um coletor de impostos, um publicano, ele tinha compromisso com o Império Romano, com o Governo da terra, com as leis deste mundo, ele estava "associado" (o nome Levi quer dizer associado) com esse mundo, seguindo à César.

Quando se levantou, ele deixou de ser Levi, ele agora é Mateus (que significa dádiva de Deus - ou seja, é de graça, não paga nada), ele agora não é um coletor de impostos, mas um ganhador de almas. Ele não é mais um publicano, mas um cristão, ele agora tem compromisso como Reino de Deus, com o Governo do Céu, com a Lei de Deus, e ele não está mais associado, embaraçado com as coisas desta vida, mas ele está associado, aliançado com os assuntos relacionados à vida eterna em Cristo Jesus. Ele já não segue César, ele segue Cristo.

O interessante que é como coletor, ainda sendo Levi, ele sempre anotava algumas coisinhas para dar satisfação à Roma, ele sempre tomava nota disso ou daquilo. Agora, como Mateus, ele tomou nota de outros assuntos, ele não escreveu um relatório de coletas de impostos, mas um relatório, um Evangelho sobre a vida de JESUS, o Evangelho segundo escreveu Mateus!

Levante-se! Chega de ser Levi, seja um seguido de Cristo!

Dieison Henrique
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...