segunda-feira, 7 de maio de 2012

Não Venda a Sua Herança


Esboço na íntegra da mensagem pregada na noite do dia 06 de maio de 2012, na Igreja Batista do Parque América em Ermida - IBPAE

I Reis
CAPÍTULO 21
Nabote recusa vender a sua vinha a Acabe
1  E SUCEDEU depois destas coisas que, Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria.
2  Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.
3  Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais.


Tudo em nossos dias parece ser NEGOCIAVEL. Tudo se vende, se troca, se compra, mas veremos a historia de Nabote.

1 - O Reinado de Acabe – 850 AC

2 – A Vinha de Nabote junto ao palácio – Nabote tinha sua casa ao lado da casa do rei. Status, posição, fama nem sempre significa segurança, o rei estava de olho na vinha dele

3- A Vinha para Israel
        
            a. Isaías 5:1 - "AGORA cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha num outeiro fértil". 

b. Isaías 5:7 - "Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercesse juízo, e eis aqui opressão; justiça, e eis aqui clamor". 

c. Mateus 20:1 - "PORQUE o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha". 


A vinha simbolizava prosperidade, o dono deveria desfrutar dela
"E qual é o homem que plantou uma vinha e ainda não a desfrutou? Vá, e torne-se à sua casa, para que porventura não morra na peleja e algum outro a desfrute."  (Deuteronômio 20 : 6)
               
"Trouxeste uma vinha do Egito; lançaste fora os gentios, e a plantaste."  (Salmos 80 : 8)
               
                A vinha era Alegria, Paz, Saúde.
                A vinha é a HERANÇA, não pode ser vendida.

                OS QUE VENDERAM A HERANÇA NA BÍBLIA
               
SATANÁS
ADAO E EVA
ESAÚ
                GEAZI
O JOVEM RICO
JUDAS
                ANANIAS E SAFIRA         

Estamos ao lado do palácio de Acabe, a sombra do mundo mal, do rei deste século.

4- 3 Propostas de Acabe:   
         4.1- Dá-me tua vinha para que me sirva de hora, pois está ao lado de minha casa.
         O objetivo do diabo é ter a nossa vinha
         Ele quer tirar nossa paz, saúde, alegria, felicidade, ele quer transformá-la em horta –
 “ hebraico: amarelado, sem cor”. Ele quer que nossa vida seja sem graça, sem saúde, sem paz, sem cor. Nós vivemos ao lado do inimigo

         4.2- Te darei por ele outra vinha melhor:
A 2ª proposta é nos mostrar algo parecido. Ele lhe oferece um ministério melhor, uma esposa melhor, uma família melhor, filhos melhores, deuses melhores, um salvação melhor. Sabemos que ele é pai da mentira, ele é especialista em copiar, mas sabemos que sua obra é maligna, sabemos que suas cópias são corruptíveis, enquanto a herança é eterna.

         4.3- Se for do teu agrado, dar-te-ei o valor em dinheiro
         Dinheiro, este tem sido o grande mal do homem. Tudo nos nossos dias é comprado.          O dinheiro compra remédio mas não compra saúde, compra o sorriso mas não afelicidade, compra a mulher mas não a esposa, compra uma benção mas não o Abençoador, compra óculos mas não a visão, compra coração mas não o amor, compra uma bela casa mas não um lar, pode comprar vários deuses mas jamais comprará a Deus.
         Quando criança ouvia o disco de vinil de minha mãe com Jair Pires cantando:         
“O dinheiro compra tudo, tudo que você quiser, só não compra a salvação, que é DADA pra quem quer...”

            "Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro."  (Atos 8 : 20)

"Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores."  (I Timóteo 6 : 10)

Guarda-me o Senhor de que eu te dê a herança de meus pais

A nossa herança não será vendida, ela é eterna. Ainda que nos custe a vida, sabemos que teremos uma vida eterna por guardar a herança.


As Características 
das Promessas de Deus 

Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra - Hebreus 11.13. 


"Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo os meus caminhos defenderei diante dele" - Jó 13.15



JESUS A NOSSA VIDEIRA VERDADEIRA DERRAMOI SEU SANGUE INOCENTE POR NÓS PARA QUE TIVESSEMOS DIREITO A HENRACA, HOJE ESTAMOS AQUI POR JESUS TER SOFRIDO E MORREIDO COMO NABOTE, INOCENTE, MAS VALEU A PENA
------------------------------


EM BREVE POSTAREI A PREGAÇÃO COMPLETA EM VÍDEO

QUE DEUS ABENÇOE VOCÊ E SUA FAMÍLIA


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...