quarta-feira, 2 de junho de 2010

As pequenas GRANDEZAS!?

Como as coisas mudam né?

O crescimento acelerado das cidades, o desenvolvimento, as grandes contruções, as mega estruturas, os enormes aviões, os grandes projetos, as enormes fábricas, os milhares de funcionários, os milhões de estudantes, os bilhões de pessoas que vivem neste gigantesco planeta, que está firmado neste infinito universo.

Já pensou sobre isso? Tudo hoje tem se tornado "gigante" diante dos nossos olhos. A pequena casinha, simples, mas aconchegante, já não serve, os olhos anseiam por uma outra maior. O carro simples, mas que é conservado e prestativo, já não tem sido tão valorizado, pois os olhos enxergaram um outro maior. Os nossos olhos convertem imagens em necessidades, desejos, prazeres, objetivos.

O pior é que nem sempre essas "necessidades" são realmente necessidades. Na maioria das vezes são apenas desejos, vontades, vaidades.

Acredito que foi isso que pensou o Pregador, quando escreveu o livro Eclesiastes. Depois de observar o mundo de sua época, o comportamento das pessoas, os desejos passageiros, temporais que permeiavam aquele povo, ele concluiu dizendo:

Vaidade. Tudo é vaidade.

Talvez, para muitos adolescentes, jovens sonhadores, estas palavras não sejam tão impactantes, pois ainda vivem o período em que tudo parece ser real, concreto, válido, e muitas vezes, verdadeiro. 

Não existe problema em planejar, sonhar, desejar algo. O problema surge quando criamos uma expectativa nestes desejos, maiores do que realmente são. 

Eu posso criar uma galinha em meu quintal. Posso planejar, sonhar, traçar metas a respeito dos ovos que a galinha há de botar. Porém, se eu começar a pensar, sonhar que aquela galinha irá botar quatro ovos de cada vez eu vou me frustrar. Eu posso ter meu objetivos relacionados aos ovos que aquela galinha irá botar, e ser feliz, cumprir os objetivos, desde que eles estejam dentro destes princpios básicos da vida ,onde o fogo irá queimar, a água irá molhar, o homem irá morrer, a galinha irá botar um ovo de cada vez.

Criar expectativas que excedem ao real, muitas vezes podem nos trazer decepções. Sendo assim, devemos sempre ter o bom senso diante das coisas. Nem tudo que nossos olhos veem são realmente o que parecem ser. A visão é muito importante, porém, a visão humana em si, é muito superficial. Por isso citamos aquela velha frase:

"As aparências enganam"

Procure ser realista, sem perder a sensibilidade de um sonhador, sempe haverá tempos e espaços para milagres, mas lembre-se: Se milagre fosse algo comum, não seria chamado de milagre. Muitas coisas podem ser resolvidas pelo esforço, pela vontade, pelo trabalho. Quando tudo isso falhar, não podemos perder a esperança, pois um milagre pode acontecer.

É possivel ser sensato sem perder a sensibilidade. É bom que sejamos sábios, coerentes, sem perdermos a fé, pois essa é inabalável. Ao homem que entende as "vaidades" da vida, resta uma vida de vaidades bem vividas, pois tal homem discerne o querer do poder, a vontade da necessidade, a visão da percepção, a aparência da essência.

Cuidado com os Grandes pequenos, perceba os pequenos Grandes!

Dieison Henrique
01062010


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...